quinta-feira, 4 de junho de 2009

Conheça os donos dos cargos em comissão da Câmara de Maringá

O vereador John Alves Correa (PMDB) é o que mais fez indicações de cargos comissionados (CCs) ligados à administração da Câmara Municipal de Maringá. Dos 83 cargos existentes e 78 ocupados (sem considerar a exoneração dos 18 CCs realizada no início de maio), ele indicou dez CCs contra 12 do presidente do Legislativo, Mário Hossokawa (PMDB). John, porém, diz que indicou “apenas cinco ou seis CCs”.

As informações sobre os “donos” das indicações foram apuradas no Legislativo e colocadas para avaliação dos vereadores que fizeram as indicações. Em alguns casos, o parlamentar não foi encontrado ou não quis falar sobre o assunto.

A indicação é uma prática tradicional na política brasileira, mas nada se fala sobre o assunto durante as campanhas eleitorais. Os CCs foram, na verdade, cabos eleitorais dos vencedores.

“Dar os cargos não é loteamento, é normal em política”, assume Hossokawa. A reforma política e administrativa deverá mudar os quadros do Legislativo (leia nesta página).

Hossokawa diz que a reforma quebra a regra das indicações e faz com que os vereadores indiquem apenas seus próprios assessores. “A indicação de CCs para o administrativo passará a ser apenas de responsabilidade da Presidência da Casa”, diz.

Ele não quis dar informações sobre quem nomeou os CCs. “Os cargos estratégicos de direção são ocupados por pessoas de minha estrita confiança”, afirma.

John também recorre ao argumento da tradição política para justificar suas indicações. “Mas quem nomeia é o presidente da Casa”, ressalva. “Quando se fala que indiquei muitos cargos, dá a impressão que a gente abraça o mundo. Eu devo ter, não contei, 4 ou 5 funcionários indicados. Estou vindo de 4 mandatos consecutivos de presidente da Câmara, talvez por isso eu tenha mais indicações”, diz.

O vereador Aparecido Zebrão (PP) não quis falar sobre as nomeações que fez. “Não confirmo nada, não indiquei ninguém. Não sei de onde você tirou esta informação”, disse à repórter de O Diário.

O vereador Wellington Andrade (PRP) não só confirmou uma indicação a ele atribuída como assumiu uma outra. Evandro Júnior (PSDB) também confirmou as indicações. Heine Macieira (PP) diz que 4 CCs do gabinete da 1ª Secretaria estão lá desde quando ele começou a trabalhar lá.

“Mas com essa nova sistemática [novo projeto], será mudado. Agora vou ficar com apenas uma pessoa no gabinete, um cargo CC3.”, afirmou. Paulo Soni (PSB) disse que tem apenas uma indicação para CC e que outros três foram exonerados.

Fonte: Diario On-Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada